No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular "Escola em Viagem", alunos da Unidade de Ensino Especializado da Escola Secundária realizaram uma visita de estudo a Castelo Branco nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2024.
A visita teve como objetivos conhecer o património local, as atividades económicas, os usos, costumes e gastronomia; identificar e caracterizar a flora e a fauna e elaborar uma síntese conclusiva de tudo o que foi observado: conhecimentos adquiridos, pontos fortes e pontos fracos. A experiência proporcionou aos alunos uma oportunidade enriquecedora de aprendizagem fora do ambiente escolar tradicional.
Ao longo de três dias, os alunos, acompanhados por sete professores, exploraram a rica história, cultura e natureza da região de Castelo Branco. A visita ao Castelo de Castelo Branco, um monumento histórico imponente que domina a paisagem da cidade, permitiu aos alunos conhecer a história da região desde a época medieval até os dias de hoje. No Museu Carlos Cargaleiro, admiraram a obra de um dos maiores artistas portugueses do século XX e aprenderam sobre a importância da arte na sociedade. Já no Museu do Bordado de Castelo Branco, ficaram maravilhados com a beleza e a delicadeza dos trabalhos realizados pelas bordadeiras locais.
A visita ao Barrocal de Castelo Branco proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer um ecossistema único, com diversas espécies de plantas e animais.
Os participantes tiveram ainda a possibilidade de participar numa oficinas de pintura e desenho que estimulou a sua criatividade, que puderam explorar diferentes técnicas e expressar-se artisticamente. A música e a dança também marcaram presença na programação, proporcionando momentos de alegria e descontração.
Atividades interculturais promoveram o respeito à diversidade e o combate à discriminação. O trabalho em equipa incentivou a colaboração, a comunicação e o respeito mútuo entre os alunos, enquanto a interação com a comunidade local permitiu conhecer a realidade local e interagir com pessoas de diferentes origens e contextos socioculturais.
Os alunos participaram do planeamento da viagem, escolhendo os locais a visitar e organizando seus próprios roteiros, desenvolvendo a sua autonomia e a capacidade de tomar decisões. A gestão do tempo e dos recursos durante a viagem ensinou aos alunos a serem responsáveis pelas suas próprias ações. A resolução de problemas, presente em diferentes situações, aprimorou as competências de comunicação, trabalho em equipa e pensamento crítico dos alunos.
A visita de estudo a Castelo Branco foi um sucesso, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem valiosa e contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural. A cidade ofereceu um ambiente propício para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral dos alunos, tornando-se um destino ideal para viagens de estudo.