Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No Agrupamento de Escolas Fernando Namora, a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se comemorou no dia 3 de dezembro, revelou-se uma experiência enriquecedora e inclusiva. Os alunos apoiados nas Unidades de Ensino Especializado desempenharam um papel crucial ao sensibilizarem as diferentes turmas e grupos para a importância da consciencialização sobre a temática da deficiência.

A abordagem adotada pelos alunos foi variada e criativa, incluindo a apresentação de histórias adaptadas, recitação de poemas e a partilha de pequenos vídeos inspiradores, retirados de fontes como o YouTube, como o vídeo "Não há educação sem inclusão". Este método diversificado permitiu chegar aos estudantes de diversas formas, promovendo a compreensão e a empatia.
O grupo disciplinar contribuiu para a disseminação da conscientização ao disponibilizar textos sobre o tema a todos os docentes, que os leram nas suas turmas e grupos. Esta abordagem assegurou que a mensagem da inclusão atingisse um público mais amplo, integrando-a no contexto educacional.
Um dos momentos mais significativos foi a entrega de pequenas lembranças, cuidadosamente elaboradas pelos alunos das Unidades de Ensino Especializado, aos seus colegas. Estas lembranças incluíam lápis pintados, lápis com mensagens inspiradoras inscritas em corações de papel e marcadores de livros. Essa iniciativa não só promoveu a criatividade dos alunos, mas também estabeleceu laços afetivos e proporcionou momentos de partilha e inclusão.
A atividade revelou-se uma oportunidade valiosa para discutir ideias e desfazer preconceitos. A alegria evidente nos rostos dos alunos durante esta celebração demonstra que iniciativas desta natureza são não apenas educativas, mas também fundamentais para promover uma cultura de inclusão e respeito dentro da comunidade escolar.
O Agrupamento de Escolas Fernando Namora destaca-se, assim, como um exemplo de compromisso com a diversidade e a promoção de uma educação verdadeiramente inclusiva.

 

 

Amadora Educa Jogos Juvenis Escolares Portal das Escolas

DecoJovem Kit do Mar Eco-Escolas Clube da Ãgua  

Contactos:                                                                                                                                                         Redes Sociais     

Av. Ruy Luís Gomes, Brandoa

2650-179 Amadora

Tel.: 214767710

Email: geral@aefn.pt

 

RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DE DADOS (DGESTE)

- Sr. João Carlos Mourato |  218 433 900 | rgpd.dsrlvt@dgeste.mec.pt

ENCARREGADO DE PROTEÇÃO DE DADOS (AEFN)

- Prof. João Tomé | 214 767 710