Imprimir

Manuais Escolares gratuitos

No ano escolar 2020/2021 todos os alunos do ensino público obrigatório, do 1.º até ao 12.º ano, têm direito a manuais escolares gratuitos. Os encarregados de educação têm de pedir os livros escolares na plataforma MEGA e recebem vouchers para levantar os manuais nas papelarias aderentes e nas escolas.

Data para levantar manuais escolares

Os vouchers utilizados para levantar os manuais escolares nas papelarias aderentes e nas escolas podem ser obtidos na plataforma MEGA e na APP Edu Rede Escolar a partir de:

 

Pedido de manuais escolares gratuitos

Para obter manuais escolares gratuitos tem de se inscrever na plataforma MEGA (manuais escolares gratuitos), associar os educandos ao perfil do encarregado de educação e obter vouchers para levantamento dos manuais escolares nas escolas ou nas livrarias listadas. 

Siga estes passos:

  1. Aceda ao site www.manuaisescolares.pt.
  2. Faça o seu registo na plataforma MEGA. Para este registo necessita apenas de indicar o nome e e-mail do encarregado de educação e de escolher uma palavra-passe.
  3. A plataforma MEGA encaminha-o para o Portal das Finanças. Através do NIF e palavra-passe das Finanças a MEGA tem acesso aos dados dos seus educandos.
  4. Cada voucher tem um código, pessoal e intransmissível, e só pode ser utilizado uma vez. Os vouchers estão disponíveis a partir do dia 3 de agosto de 2020, para o 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos), e a partir de 13 de agosto de 2020, para o 1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos.
  5. O voucher indica se o manual deve ser levantado na livraria (caso se trate de um manual novo) ou na escola (livro reutilizado). Consulte o mapa de livrarias aderentes e apresente os seus vouchers para obter manuais escolares gratuitos.

Lista de Manuais

Escola Secundária Fernando Namora

Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen

Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Brandoa

Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância Sacadura Cabral