AEFN

Novo Agrupamento de Escolas

Em maio de 2013, foi constituído o Agrupamento, por agora designado AEAmadora3, agrupamento que reúne as unidades Jardim de Infância nº 2 da Brandoa, Escola Básica 1/JI Sacadura Cabral, Escola Básica 1/JI da Brandoa, Escola Básica 2/3 Sophia de Mello Breyner Andresen e Escola Secundária Fernando Namora.

Inicia-se, pois, uma nova etapa para a comunidade educativa da freguesia, ela também alvo de restruturação. Embora toda a mudança orgânica acarrete constrangimentos, vamos, com toda a certeza, transformar as dificuldades em oportunidades, aproveitando o momento para fazer um balanço, para projetar o futuro que queremos para os nossos jovens e dar um novo alento à partilha de experiências e de saberes, daquilo que de melhor existe em cada um dos polos escolares.

A toda a comunidade educativa um bom ano letivo.


 

 

Estatuto do Aluno

 Estatuto do Aluno

Foi publicado em Diário da República a lei 51/2012 - Estatuto do Aluno e Ética Escolar - que estabelece os direitos e os deveres do aluno dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação, revogando a Lei n.º 30/2002, de 20 de dezembro.


 

 

 Ver documento


 

Programa Eco- Escolas - Escola Secundária Fernando Namora Galardoada

No dia 27 de setembro, oito escolas da Amadora foram galardoadas com a bandeira verde Eco-Escolas.

A Escola Secundária Fernando Namora recebeu ainda uma menção honrosa na atividade Spot REEE, no âmbito da 5.ª edição da Geração Depositrão, da ERP Portugal. Ver notícia completa.


 

 

Campeões distritais de xadrez escolar

O Agrupamento de Escolas Amadora 3 sagrou-se, este sábado, 5 de Outubro de 2013, campeão distrital de xadrez escolar. Com uma equipa de alunos nascidos entre 1995 e 2001, suplantou invicta (5 vitórias e um empate) equipas federadas e muito mais credenciadas como as dos colégios São João de Brito (equipa do Sporting) e 31 de Janeiro.

 

O objectivo inicial era alcançar um lugar no pódio e ser a melhor escola pública. Os nossos guerreiros não se deixaram intimidar pelos pergaminhos dos adversários. Os resultados estão disponíveis em:

 

http://chess-results.com/tnr112796.aspx?lan=10

Abaixo, a imagem dos vencedores. Da esquerda para a direita: 1º tabuleiro (André Oliveira), 3º tabuleiro (Leandro Gomes), professor/treinador (Paulo Fanha), 2º tabuleiro (Luís Oliveira) e 4º tabuleiro (André Perpétua).

 

 

As captações para novos talentos começam dia 9 de Outubro, pelas 14.25, na sala de xadrez localizada na EB23 Sophia de Mello Breyner Andresen. Podem candidatar-se todos os alunos de escolas públicas da Brandoa que queiram aprender e arriscar-se a serem os próximos campeões.

Amadora BD 2013

Amadora BD 2013 – 24º Festival Internacional de Banda Desenhada decorre de 25 de Outubro a 10 de Novembro e é dedicado aos “Cenários” onde acontecem as histórias.

Procurando melhorar a resposta à Comunidade Educativa, foi criado um Serviço de Públicos que, entre outras propostas, promoverá visitas guiadas.

Ler toda a informação dirigida à Comunidade Educativa

Ver site oficial do Amadora BD                                Seguir no Facebook


 

Ondjaki - Prémio Literário José Saramago

O Prémio Literário José Saramago foi para Ondjaki, escritor e poeta que nasceu em Luanda em 1977, autor do romance Os Transparentes, publicado pela Caminho em 2012 - um retrato de Angola.

Ondjaki foi aluno da ESFN, no 11º e 12º ano, entre 1993 e 1995. Sentimo-nos orgulhosos por esta nova distinção do escritor.

"Este prémio não é meu, este prémio é de Angola." Foi assim que Ondjaki agradeceu o prémio, no valor de 25 mil euros. "Eu não ando sozinho, faço-me acompanhar dos materiais que me passaram os mais velhos. Na palavra 'cantil' guardo a utopia, para que durante a vida eu possa não morrer de sede." 

O artigo pode ser consultado no Público e os livros de Ondjaki podem ser requisitados na BE.

Prémio Literário José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores em 1999, é atribuído a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia.

O Prémio celebra a atribuição do Prémio Nobel da Literatura de 1998  ao escritor José Saramago, tem uma periodicidade bianual e o valor pecuniário do prémio é de 25 mil euros. 
in Wikipédia

 
 

Mundialito Amadora3

Está a decorrer desde o dia 20 de novembro, em que se realizou a 1ªJornada, o nosso Mundialito.

Consulta a Série em que a tua turma está inserida e o calendário dos jogos.
 

 

Consultar o Projeto

Séries e Calendário dos Jogos

Classificações 1ª Fase

Calendário da Fase Final

Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014

Estão abertas as inscrições para as Olimpíadas Portuguesas de Biologia 2014 (OPB). Esta iniciativa é constituída por 2 categorias:

- OPB Júnior para os alunos do 9º ano.

- OPB Sénior para os alunos do 10º, 11º e 12º ano.

Serão selecionados para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais, em Bali (Indonésia) e nas olimpíadas Ibérico-americanas (México), até 8 alunos com as melhores classificações gerais.

Para mais informação (Regulamento, datas, inscrições, exemplos de testes de 2013) fala com o teu professor de Ciências Naturais / Biologia ou clica em OPB. Vê também a reportagem sobre os alunos portugueses que venceram 3 medalhas nas Olimpíadas Ibero-americanas 2013.


 

 
 

Pág. 1 de 33

Contactos   
     

 

Go to top